A LEITURA ORANTE DA ESCRITURA

É importante a reflexão sobre a leitura orante da Bíblia, também denominada de “Lectio Divina”. De que se trata? Nas linhas seguintes ofereço uma resposta e algumas sugestões para desenvolvê-la.

A intenção é apresentar um caminho para aprofundar o que Deus quer de cada pessoa, dia após dia, abraçando o próprio Deus através do contato com sua Palavra. É um exercício espiritual que ajuda a interiorizar as atitudes e comportamento de Jesus.

É importante encontrar um lugar para dedicar-se à leitura e meditação da Palavra: uma igreja, gruta, quarto da casa ou lugar qualquer que seja sossegado, como sugere Jesus ao dizer: “… quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora ao teu Pai que está lá, no segredo…” (Mt 6,6).

O texto a ser lido pode ser o Evangelho, a leitura do dia, ou outro texto bíblico…

Depois de ter escolhido o local, fazer um momento de silêncio, preparando-se para o encontro com o Senhor. Em seguida, colocar-se na presença de Deus, rezar tentando olhar-se como Deus me olha. Depois, pedir ao Pai o dom do Espírito Santo: a Bíblia é um livro inspirado por Deus e, portanto, deve ser lido e meditado com a ajuda do Espírito Santo.

PRIMEIRO PASSO… (A leitura do texto) – Consiste em alimentar-se da Palavra. A leitura deve ser feita com atenção, serenidade, sem subestimar o que pode parecer secundário, interpretando corretamente o sentido histórico do texto. É importante ler e reler a passagem bíblica, tentando compreender o que se acabou de ler, procurando questionar-se sobre o sentido das palavras e prestando atenção naquilo que querem dizer para mim, hoje.

SEGUNDO PASSO… (A meditação) – Através da meditação se mergulha na Palavra, guardando-a no coração, como fez Maria, que “conservava cuidadosamente todos os acontecimentos e os meditava no seu coração” (Lc 2,19).

O termo usado pelos autores espirituais para este passo é “mastigar e ruminar” o texto bíblico, de modo a aprofundar e penetrar na mensagem. Por detrás de cada palavra está o próprio Jesus a falar.

É importante compreender e confrontar o texto com a vida, com experiências do passado, aguçando o desejo de saber o que Deus quer de mim através dos acontecimentos diários.

TERCEIRO PASSO… (A oração) – É o momento de oferecer a Deus o que a leitura e a meditação do texto me fazem conhecer e desejar. Trata-se do momento de conversar com o Senhor; um diálogo entre amigos sobre aquilo que o Espírito iluminou.

A oração é uma reação que se segue ao toque que Deus operou no coração através da sua Palavra. Ela não deve ser vazia, estéril…, deve fecundar a ação.

E assim, a partir da Palavra de Deus, da meditação, da oração que faz o ser humano entrar em contato com Deus, deve firmar-se um propósito seja em benefício do outro ou próprio!

Experimente fazer o exercício espiritual da Lectio Divina. É uma maneira e uma oportunidade fecunda de você conversar pessoalmente com Deus.

Rafael Uliano

Anúncios

Tags: , , , , ,

9 Respostas to “A LEITURA ORANTE DA ESCRITURA”

  1. DANIEL Says:

    Rafael,
    Ainda mais agora com um blog, prometo fazer dele uma leitura, digamos que “quase” obrigatória
    Abraços.
    Daniel

  2. Tarcisio Bitencourt Says:

    Caro Rafael, parabéns pelo Blog e pelas matérias; muito oportunas, por sinal. De 1º à 7 de outubro celebraremos a “Semana da Vida” e no dia 8 de outubro celebraremos o “Dia do Nascituro”, oportunidade de discutirmos, refletirmos e defendermos o valor inviolável da vida humana, desde o seu início até o seu fim natural. Precisamos participar e sempre estarmos atentos aos PL (projetos de Lei) que tramitam no Congresso Nacional e que querem aprovar leis que prejudicarão a Instituição mais sagrada que temos e que sobrevive a milênios: “a família”. Sejamos defensores da vida e da família, sempre. Abraço,
    Tarcisio.

  3. Mônica Machado Says:

    Parabéns, Blog com conteudo, informações interessantes…

  4. V A L Says:

    RAFA, PARABÉNS!!!! E bom saber deste teu blog, sempre q tiver tempo e necessidade de reafirmar a FÉ na VIDA MARAVILHOSA que temos, com certeza visitarei este espaço tão especial q vc está dedicando a cada um de nós.
    BJS e SUCESSO sempre em tudo q fizeres.
    V A L

  5. Neusa Canever Says:

    Olá Rafael!!! Uma pessoa especial como você só tem a nos transmitir coisas especiais para o bem viver! Obrigada por este espaço especial que nos oferece para cada vez mais aumentar nossa fé.
    Grande abraço, saúde muitas realizações.

  6. Sonia Says:

    Rafael,parabéns por seu blog.Me alegro em saber que o poder divino se manifesta em sua sabedoria e que esse poder atua em tudo o que acontece em sua vida. Fico emocionada cada vez que o vejo orar com tanto fervor e suas palavras são acolhida e transformadas em energia que traz para quem o escuta muita paz.Que Deus o proteja sempre e que o faça ter consciência dos dons que recebestes e da imensa possibilidade de multiplicá-los e colocá-los a serviço dos outros e do mundo.Grande abraço,fique com Deus

  7. Valdecir Ramos Says:

    Parabéns, muito bom mesmo, adoramos.
    Que Deus te abençoe sempre,
    abraços e continue com Deus.

  8. Irene Della Giustina Says:

    Parabéns… Adorei seu blog. Muita coisa interesante. Continue sendo
    esta pessoa maravilhosa, carismática e simples. Você está sempre nas minhas orações. Que Deus te abençoe e Sta Rosa te proteja hoje e sempre. Abraço carinhoso.

  9. Pe. Nivaldo Says:

    Olá Rafael

    Parabens pelo seu blog, temas pertinentes, bem elaborados que contribuem para o crescimento do leitor. Deus te abençoe.
    Pe. Nivaldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: