O SEGUIMENTO DE JESUS

         

Pedro deixa as redes para seguir Jesus - Capela da Nunciatura Apostólica de Paris

         O papa Bento XVI escreveu aos seminaristas sobre a importância dos estudos durante a formação para o ministério presbiteral, de modo particular dos anos dedicados à teologia. Disse que estes, em alguns momentos e determinadas disciplinas, parecem não ter utilidade na prática pastoral. Contudo, ressaltou que o objetivo dos anos de estudos de teologia não são apenas para aprender coisas evidentemente úteis, mas para conhecer e compreender a estrutura interna da fé na sua totalidade, de modo que a mesma se torne resposta às questões dos homens que, do ponto de vista exterior, mudam de geração em geração e todavia, no fundo, permanecem os mesmos (BENTO XVI, Carta aos Seminaristas: 18 de outubro de 2010).
         Atento a este ensinamento do Papa, proponho uma reflexão acerca do tema de interesse de todo cristão: o Seguimento de Jesus Cristo que se dá a partir do conhecimento, encantamento e configuração com Ele.
         É importante estabelecer uma ponte entre a teologia e a espiritualidade, no sentido de que o estudo da teologia deve ajudar no crescimento e, como conseqüência, na vivência da fé. A prática do Seguimento deve ser esclarecida também com termos racionais, de modo a não se viver uma espiritualidade alienada e muito menos prosseguir por um caminho desconhecido.
         O Seguimento é um dos temas fortes do Novo Testamento. Ao convite de Cristo “segue-me” corresponde o “e ele o seguiu”. Jesus escolheu seus discípulos contrariando o costume judaico de que o discípulo é quem escolhia o mestre. Portanto, não há seguimento sem atitude; não há seguimento sem o convite do Mestre. É o Espírito Santo o grande responsável pelo chamamento, ou melhor, pelo movimento interior no ser humano, de modo que este experimente o toque de Deus, sinta-se chamado.

Rafael Uliano 

________________
* Convido você para acompanhar nas próximas duas semanas, a continuidade da reflexão acerca desse tema.
Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “O SEGUIMENTO DE JESUS”

  1. Estér Cristina Ricken Says:

    Oi Rafael, gostei muito do seu blog. Adorei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: