O MODELO DE JESUS

Cristo e os discípulos de Emaús - Capela do Seminário de Reggio Emília

          O seguimento faz o discípulo viver a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo. O estilo de vida de Jesus se distinguiu por rupturas radicais. Por isso, o seguimento exige fé e confiança na Pessoa e na proposta de Jesus. Os discípulos tiveram de abandonar e romper com suas vidas. 
         São esses alguns exemplos de rupturas, exigidos ainda hoje, para o verdadeiro seguimento de Jesus:
a) do círculo familiar: quem foi chamado não tem mais direito de preferir nenhuma outra pessoa, pois Jesus é o amor maior. É preciso ter coragem para deixar tudo por causa dele.
b) da profissão: a mudança de profissão leva o discípulo a romper com qualquer projeto pessoal de vida, pois a partir do “e ele o seguiu”, seu projeto é o de Jesus. O seguimento exige disponibilidade total em vista da missão.
c) despojamento dos bens: quem segue Jesus adota um gênero de existência marcada pela insegurança nas coisas materiais, apoiando-se na providência divina, confiando radical e absolutamente em Deus.
d) a renúncia à própria vida: trata-se do abandono  total de si mesmo, o esvaziamento radical subjetivo para poder assumir aquilo que é objetivo, a vida de Jesus com vistas à missão do Reino de Deus. A opção fundamental deixa de ser a própria vida, para tornar-se a vida de Deus, proposta pelo seu Reino.

         Jesus é o exemplo vivo das rupturas exigidas. Ele não apenas propõe, mas se propõe em suas próprias atitudes. O seguimento de Jesus não é “festivo” nem “romântico” – de mais a mais, segui-lo é também participar de seu destino, a cruz. O discípulo deve ser e estar inteiramente livre para poder dedicar-se totalmente à missão, ao Reino de Deus. 
         O seguimento de Jesus é um ideal a ser atingido ao longo da vida pessoal e da história humana. Exige coragem para que se dê uma resposta radical e real ao chamado de Jesus Cristo: deixar tudo e O seguir. O seguimento acontece se o discípulo permanece fiel às palavras de Jesus.

Rafael Uliano

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: