JESUS É O ESPERADO

 

Anunciação - Capela Nunciatura Apostólica - Paris

          Segue-se na reta final de mais um ano. Os estudantes alegram-se com o início das férias, a maioria dos trabalhadores também com um tempo de descanso, ou então, preocupam-se com os trabalhos excessivos do final do ano. A dona de casa lava as paredes, as janelas, a cerca, monta a árvore de Natal e o presépio. Tudo isso, se trata de uma preparação para alguma coisa especial que vai acontecer, o Natal: a celebração do nascimento de Jesus. É a glória do Céu que se manifesta no Filho unigênito de Deus que desceu dos céus e pela ação do Espírito Santo encarnou-se no seio da virgem Maria, pelos homens e para a salvação destes.
         Mas Ele nasceu há mais de dois mil anos, como, dizer que Ele vem para salvar a humanidade? Para Deus não existe tempo cronológico, tudo é eternidade. Deus não se utiliza de calendário, relógio… Tudo é perene e por isso, reafirma-se, é eterno.
         Todas as ocasiões humanas precisam ser preparadas. Da mesma forma para o Natal, a vinda de Jesus exige preparação pessoal, de modo que cada um abra-se à experiência da vida nova e não apenas comemore uma data comercial. Jesus, no Natal, é esperado por muita gente. O tempo do advento conduz todos, a essa expectativa. Contudo, a cada ano faz-se necessário, incutir na idéia de muitos, que o Natal é o nascimento do menino Jesus, e não um tempo de “promoção da figura do Papai Noel”. É claro, as crianças ficam eufóricas aguardando as lembranças que receberão no Natal, porém é importante que a pessoa que oferece o presente, sinta-se também na obrigação de dar um presente a Jesus, afinal de contas é Ele o aniversariante – e quase sempre isso não é percebido. E qual o melhor presente que se pode oferecer a Jesus? Evidente que é destacar que Ele é o principal foco neste tempo e ajudando um irmão, estar-se-á presenteando o próprio Jesus. Natal é tempo de solidariedade. 
         É importante dispor-se de um local de destaque, em casa, onde fique exposto o cenário e personagens do presépio. Diante dele é possível fazer uma bela catequese com todos os integrantes da família. Procure refletir sobre isso neste tempo do advento, o tempo da preparação, da espera, da vigilância; talvez, reviver toda a história da salvação, através da montagem do presépio seja um excelente exercício de preparação próxima para o Natal do Senhor.
         As luzes que são colocadas nas vitrines, nas casas, nos edifícios trazem em si, um significado muito bonito. Elas devem lembrar que dentro de cada pessoa, também deve brilhar um novo clarão, afinal, com o nascimento de Jesus, tudo recomeça, e assim, inicia-se um tempo novo, de luz, de libertação para todos, um tempo em que Deus sonha o ser humano, utilizando-se do humano (Maria) para trazer ao mundo o ser humano mais perfeito: Jesus – o amor de Deus pelos homens!

Rafael Uliano

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: