REVISÃO DE VIDA!

         A vida humana é sempre inédita: melhor dizendo, é sempre feita de fatos inéditos. Dias se passam e coisas que antes pareciam nunca ter batido à porta acabam por surpreender o cotidiano pautado em atividades comuns.
         O fato de você estar lendo essa postagem, talvez possa ter sido intencional, mas, na maioria das vezes, navegamos pelos blogs da mesma forma como folheamos um jornal, sem saber o que virá na página seguinte, apenas com a certeza de que algo escrito espera por leitura.
         Hoje, quero oferecer a você leitor essa postagem, através da qual seremos (também eu) induzidos a uma reflexão pessoal que mais será um balanço da nossa vida neste ano que finda.
         Passado o Natal, a grande festa que todos aguardam é a da “virada”. E se fôssemos virar a nossa vida do avesso, o que seria possível enxergar? Aí está a análise importante que se deve fazer. Em outras palavras, me olhar como Deus me vê; não como as pessoas que emitem juízos, raramente sabendo com propriedade sobre nossas atitudes, mas olhando realmente aquilo foi feito ou deixado de fazer, sabendo das reais motivações e implicações. É assim também que Deus enxerga as pessoas, sem preconceitos.
         Examinar-se é simples. Basta não querer ser complexo! Começando pelos pontos menores… Os dedos, as mãos, os pés… Só quem não os têm sabe o valor inestimável que habita neles. Como eu usei esses membros que me foram dados de graça, desde o nascimento, neste ano? A língua… é tão útil para a comunicação e, ao mesmo tempo, serve para desafiar pessoas, agredir verbalmente… Como foi o uso que fiz de minha língua?
         Os bens que estão à minha disposição foram utilizados unicamente para mim? Serviram para servir a mais alguém? Os estudos, o trabalho… Foram um peso ou vistos como oportunidades?
E a família que me circunda? É por mim valorizada? Os atritos que geralmente acontecem: o que eu poderia fazer para evitá-los? Fui eu motivo de discussões que não precisavam ter acontecido?
         E assim por diante… Uma revisão de vida, um balanço das atitudes, da caminhada como peregrino na terra, faz bem a todo ser humano. Revisar é re-ver; ver aquilo que foi feito; corrigir, se possível, aquilo que não foi muito bem e tocar a vida adiante… Contudo, o mais importante é a análise da experiência de ter caído. Dificilmente se tropeça duas vezes na mesma pedra, quando se faz um esforço para não repetir a besteira feita. Reconhecer os erros, as limitações é uma revisão da caminhada que ajudará em muito no decorrer da vida. E, é claro, nunca se esquecer de louvar e bendizer a Deus pelas graças e bênçãos recebidas e pelo bem que cada um fez, de maneira especial no balanço feito num ano.

 

Rafael Uliano

Tags:

Uma resposta to “REVISÃO DE VIDA!”

  1. Marcos Freitas Says:

    Fiz um excelente achado. O senhor é mesmo surpreendente. Nunca mais serei o mesmo, mesmo. Obrigado!

Deixe um comentário

