SER PADRE POR CAUSA DE JESUS E DO EVANGELHO



         

São João Maria Vianney - padroeiro dos padres

 

           O desejo de ser padre não é um desejo pessoal, subjetivo. Existem as motivações dos jovens que ingressam no seminário, mas de onde elas vêm? 
           Quando criança e coroinha na paróquia de meus pais, em Braço do Norte-SC, a motivação maior em ser padre era ser um homem como aquele que rezava missas na paróquia. O tempo passou e este grande incentivador vocacional Pe. Antônio Hemkemeier levou-me, juntamente com outros meninos, para conhecer o seminário. Foi uma experiência única o fato de estar num lugar sempre desejado: o seminário, para dali (depois de 12 anos) sair padre, como aquele que rezava missas em Braço do Norte.
           Ao ingressar oficialmente na casa de formação em Tubarão no dia 28 de fevereiro de 2001, os seminaristas daquele ano participaram de bonita celebração eucarística presidida pelo então bispo diocesano Dom Hilário Moser. Na homilia, disse mais ou menos isso: “se alguém perguntar para vocês por que querem ser padres, respondam: ‘por causa de Jesus Cristo e do Evangelho’”. 
           Essa frase de Dom Hilário ficou no coração daqueles 47 meninos que compunham o grupo de seminaristas menores no início de 2001. No meu, da mesma forma… Dali em diante fui entendendo a cada dia mais e mais o significado de ser padre por causa de Jesus e do Evangelho; e aquele pensamento de criança, desejosa de ser como uma outra pessoa adulta é, foi sendo refinado… Contudo, o primeiro amor nunca deve ser deixado de lado e assim, posso dizer que ainda hoje, decorridos 10 anos de formação, aquele desejo por celebrar a eucaristia está muito presente e permanecerá por todos os dias de minha vida. E isso é motivo de louvar a Deus, pois esse presente, o chamado, veio d’Ele.
           Contudo, o importante é ressaltar que nossos desejos infantis vão sendo depurados e, com a formação que recebemos, vamos percebendo que mais do que ser um a mais a rezar missas, atender confissões, assistir matrimônios, celebrar batizados, devemos ser padres “por causa de Jesus Cristo e do Evangelho”. Por causa de Jesus, fazendo aquilo que ele mesmo indicou: “Fazei isto em memória de mim”; por causa do Evangelho, recordando aquilo que São Paulo nos diz: “Ai de mim se eu não evangelizar”.

Rafael Uliano

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “SER PADRE POR CAUSA DE JESUS E DO EVANGELHO”

  1. pe.Oscar Paulo Pietsch Says:

    Rafael!
    Que Deus confirme o chamado e possas dizer um sim a cada dia.
    Um bom ano de estudos.Pe.Oscar.
    Bom Pastor-dai-nos padres segundo o vosso coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: