MAIO, MÊS DE MARIA, MÊS DAS MÃES…

A Mãe de Deus no Trono com Jesus e os dois anjos - Igreja da Transfiguração - Romênia.

           Maio é mês do outono, estação de romance, climas amenos e aconchegantes, menos chuvas, dias de sol com céu azul e vento fresco à tarde. É o mês em que acontecem homenagens e demonstrações de muito carinho e afeto às mães. O segundo domingo de maio marca um dia muito especial: Dia das Mães. No Brasil, quem definiu essa data foi o presidente Getúlio Vargas através de um decreto em 1932. A origem do Dia das Mães aconteceu na Grécia Antiga, segundo alguns historiadores. Os gregos prestavam homenagens à deusa Réia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.
          Os romanos, que seguiam uma religião muita parecida com a grega, também faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de três dias. Também eram realizadas festas em homenagem à Cibele, mãe dos deuses. Porém, a comemoração tomou um caráter cristão nos primórdios do cristianismo. Tornou-se uma celebração realizada em homenagem à Virgem Maria, a Mãe de Jesus.
          Dessa forma, a cada ano, no mês de maio, tem-se a oportunidade de redescobrir o valor de Maria, Mãe de Deus, refletido em cada uma de nossas mães, outras Marias que colaboraram e continuarão a colaborar com Deus, trazendo ao mundo seus filhos amados, contribuindo humanamente naquilo que é divino: o dom da vida, o dom de gerar filhos.
          Tendo uma ligação bastante próxima com o cristianismo, neste período, se é particularmente chamado a refletir sobre a presença de Maria Mãe de Jesus na vida de cada mulher.
          Maria, no Antigo Testamento, é preanunciada em sua presença e missão já no livro do Gênesis quando Deus fala que uma mulher “calcaria a cabeça da serpente” vencendo o mal (Gn 3,15). Isaías a anuncia como a “virgem que nos traria o Salvador da humanidade” (Is 7,14). No Novo Testamento é o próprio Deus, que através do anjo Gabriel a saúda, dizendo: “Ave cheia de graça, o Senhor está contigo, bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,28). Isabel a reconhece como Mãe do Salvador. “Donde me vem a honra de receber a Mãe de meu Salvador?” (Lc 1,43), da mesma forma como profetiza que Maria “seria a bendita de todas as gerações” (Lc 1,48). Maria não é apenas a Mãe de um homem, nascido de mulher, mas a Mãe do Filho de Deus, nosso único Salvador e Redentor.
          Partindo das evidências da fé, as mães hoje, têm, igualmente, a grande missão de gerar e educar seus filhos, como Maria. As Marias de hoje também acompanham seus filhos ao longo da vida, da gestação, do desenvolvimento… Muitas acompanham os diversos momentos de alegria e sucesso na vida dos filhos; outras choram o fruto do seu ventre no universo das desgraças e atrocidades: vícios, drogas, roubos, violência humana… Filhos são violentados hoje, cruelmente, pelos Sistemas que oprimem, destacando-se o sádico desemprego, sob os olhos das mães, que sofrem a dor da espada do século XXI transpassada no peito materno, da mesma forma como Maria sofreu aos pés da cruz, a condenação do seu Filho inocente.
          Pobre será a recompensa dos filhos por tudo o que tantas mães fizeram. Mas, na passagem do mês dedicado a elas, um especial carinho a cada uma: mães biológicas, mães adotivas, mães espirituais, mães que repetem o gesto de Maria pela Igreja, zelosas, acolhedoras, catequistas em nossas comunidades. Presença feminina, dádiva, manifestação viva e encarnada no tempo, da ternura de Deus. E como diz a canção, parafraseando Isaías: “A mãe será capaz de se esquecer ou deixar de amar algum dos filhos que gerou? E se existir acaso tal mulher, Deus se lembrará de nós em seu amor”. Feliz dia das Mães!

 Rafael Uliano

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: