E O VERBO REVELA-SE, HOJE, TAMBÉM PELA INTERNET


            Evangelizar, com renovado ardor missionário, testemunhando Jesus Cristo, em comunhão fraterna, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para formar o povo de Deus e participar da construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida e da esperança nas diferentes culturas, a caminho do reino definitivo. Esse foi o objetivo da Igreja no Brasil até o ano 2010.
            Já foram aprovadas as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os anos 2011-2015, que trazem, como objetivo: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.
            Dentro dessas novas Diretrizes, contemplou-se, em relação às diferentes formas de animação bíblica, a importância de se saber utilizar o espaço dos novos meios de comunicação social, especialmente a internet, para evangelizar.
            Como o Verbo de Deus, a Palavra de Deus se fez Carne, na pessoa de Jesus, hoje a Igreja convida cada um também a buscar e levar Deus através dos meios de comunicação; e, sem dúvidas, a internet é um dos mais utilizados e propícios para isso, no momento.
            O Verbo fazendo-se carne, continuando a revelar-se em bytes avança por realidades antes nunca atingidas; basta saber, é claro, como adentrar, como ser acessável na rede, haja vista que você precisa digitar o endereço em que deseja navegar e a Igreja não deve, evidentemente, lançar spams para evangelizar. De mais a mais, os anti-spams estão ativados em quase todas as máquinas.
            O que fazer, então? Mesmo com a facilidade da internet, não é tão simples assim atingir em massa a sociedade que se transforma numa velocidade alucinada, marcada pelos avanços tecnológicos, sobretudo pela era digital, que provoca mudanças sociais e de costumes, onde o mundo das comunicações se apresenta como uma área cultural de grande importância a ser refletida pela Igreja. Porém, passo a passo podem-se lançar sites, abrir contas no twitter, como recentemente o fez o Papa Bento XVI.
            Conforme foi refletido no 7˚ Mutirão Brasileiro de Comunicação, na cidade do Rio de Janeiro, para comunicar essa Boa Notícia [o Verbo que se fez byte] supõe-se que a pessoa que o faz seja evangelizada e não apenas saiba as técnicas da comunicação. É a Igreja e sua missão que fala por si mesma há dois mil anos e que tende a ocupar um espaço muito maior no Terceiro Milênio.

Rafael Uliano

Anúncios

3 Respostas to “E O VERBO REVELA-SE, HOJE, TAMBÉM PELA INTERNET”

  1. nazare alves da silvsa ricken Says:

    Rafael o mundo precisa de pessoas como voce. Hoje as pessoas vivem numa total desigualdade. Cada um só olha pra si se esqueca que a fonte maior de inspiraçao é Deus; só Ele nos faz seres humanos melhores. Mas o mundo do corre corre, as pessoas colocam Deus em último lugar em suas vidas. Voce traz a tona verdades que o mundo anda esquecido. Espero todos os meses seu artigo no paroquial, ele me traz conforto e espernça para meus dias, me faz ter vontade de continuar meu trabalho mesmo que as vezes tropeço e nao tenho vontade de me levantar mas seu artigos me fazem superar as dificulddades. Um abraço
    NAZARE ALVES DA SILVA RICKEN

  2. Pe. André. Says:

    Olá Caríssimo !
    Sempre leio e aprecio suas mensagens e dessa vez resolvi gastar um pouco mais de tempo e deixar meu comentário. Fico feliz por sua iniciativa e por sua perseverança. Seus escritos são realmente pensados, pesquisados, bem argumentados e sólidos. São sempre atuais e questionam bastante. Que bom o seu desafio. Espero que de fato muitas pessoas estejam desfrutando desse seu trabalho. Você de fato é um rapaz sábio, inteligente e com grande capacidade. Deus o abençoe e o conserve. Ânimo e coragem, a Igreja ainda precisará muito de ti. Pe. André Massaro – São Paulo.

  3. teologo Jose benedito schumann Says:

    parabens Deus os abençoe. viste modestaspropostas.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: