AMÉRICA LATINA: VÁRIAS CULTURAS, UMA ÚNICA NAÇÃO. POR QUE PRECONCEITOS?


……….A América Latina é uma região da América onde são faladas primordialmente línguas românicas (derivadas do latim) – particularmente o espanhol, o português e, ocasionalmente, o francês. Abrange uma área aproximadamente de 21.069.501 km², cerca de 3,9% da superfície da Terra, ou cerca de 14,1% da sua superfície terrestre. Em 2008, a sua população estava estimada em mais de 569 milhões de habitantes.
……….Compreendendo a quase totalidade da América do Sul e Central Continental, com exceção dos países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países de línguas germânicas, apresenta-se a América Latina. Esta, também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.
……….Existe um pré-conceito inerte nos brasileiros, muitas vezes, contra os outros países da América Latina. Num jogo rápido: Fala-se em Venezuela, vem em mente que lá existe um ditador chamado Hugo Chávez. Na Colômbia: existe cocaína. No Peru, do que se conhece tem destaque Machu Picchu. Coloque a palavra Paraguai no Google que logo aparece como sugestão: compras. No Uruguai é famosa a cidade de Rivera com o free shop. Da Argentina comenta-se acerca do futebol e através dele Diego Maradona. O Chile apesar dos vulcões, neve e vinho é tido ainda como o queridinho, ou seja é um dos poucos que se salva na língua dos brasileiros. “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” já alertou Albert Einstein.
……….Uma análise, desde o solo brasileiro, que se pode fazer é que 65% da população brasileira vive no litoral, olhando para a Europa (pra frente) e para os Estados Unidos (pra cima); quase sempre vivendo de costas para os demais países da América Latina. Contudo, brasileiros que já estiveram nesses países, são quase que unânimes em dizer que são bem acolhidos, respeitados e não se sentem tachados. Logo, se esses vizinhos do Brasil soubessem de tudo que se fala deles por aqui, desde piadinhas até o mais velado preconceito, com certeza mudariam de postura ao receberem os brasileiros em sua pátrias.
……….A partir dessa ótica é possível fazer uma auto-análise acerca dos diversos pré-conceitos existentes no meio social e que precisam ser pouco a pouco superados: os pobres, os negros, as minorias… Da mesma forma, as conquistas dos governos populares na América Latina, precisam ser vistas com outros olhos… O fato de a Bolívia ter renegociado o preço do gás vendido para o Brasil, o Paraguai a energia, não significa que tenham quebrado contrato. Simplesmente agiram, reajustando os preços, com um modo eficaz de estabilizarem a economia de seu país. Por exemplo, foi a partir de 2006 que a Bolívia conseguiu superávit, pelo fato de que o governo de Juan Evo Morales Ayma estatizou as riquezas que o país possuía. Depois de décadas de cabeça de cabeça baixa, conseguiram reerguer-se.
……….No Brasil da mesma forma… Nenhum governo pode ser destacado como perfeito. Contudo, a qualidade de vida tem crescido nos últimos tempos. Entrementes, o pior não é isso; e sim o preconceito diretamente ligado às pessoas, ao indivíduo, portador de dignidade – que por vezes é considerada inexistente. Já é hora de mudar: “nunca é muito tarde para abandonarmos nossos preconceitos”, afirmou o poeta do século XIX Henry David Thoreau.
……….Não se pode dizer que, não se gosta de uma fruta sem a ter, antes, experimentado. Assim, emitir críticas tautológicas, por emitir, segue o mesmo padrão lógico: infundado, sem efeito, intangível, desprezível.

Rafael Uliano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: