QUEM É O REI?

…………Celebrar a festa de Cristo, Rei do Universo é coroar com glória e esplendor toda a caminhada de um Ano Litúrgico que se celebrou na profissão de fé, através da participação durante um período que foi proporcionado por Deus antes de se participar da Páscoa eterna. Quantos que neste Ano foram celebrar junto de Deus sua vivência eterna, na eterna liturgia do céu – gloriosa festa de Cristo Rei do Universo.
…………Com esta festa, muda-se o sentido da realeza política para a escatológica: Cristo é o centro para o qual se encaminha todo o Universo. O termo rei (comumente conhecido) não fica bem – aplicado a Cristo, pois foi emprestado dos reinos temporais, que já mostraram sua falência. Cristo é um rei fora desse baralho, um rei que não faliu, mas que governa, impera e vive eternamente.
…………Nas comunidades paroquiais é comum reunirem-se para festejar esse momento bonito da vivência de fé. Essa é a “virada” do ano na Igreja. Na virada do ano civil comemora-se o revellion, no ano litúrgico, Cristo, Rei do Universo. É momento de agradecer o batismo um dia recebido, as possibilidades de aproximar-se e de Deus receber o abraço do perdão, o alimento da fé recebido em cada Eucaristia, a presença do Espírito Santo que é derramado em cada Pentecostes, em cada celebração da Crisma. Agradecer também as graças e bênçãos recebidas na vivência fiel do sacramento do Matrimônio e da Ordem, bem como o sacramento de cura, de força que é a Unção dos enfermos.
…………Enfim, celebrar Jesus como Rei do Universo não deve ser a celebração de um Rei com coroa de ouro, mas sim, Aquele que foi coroado Rei com uma coroa de espinhos e teve como trono a cruz. Uma coroa que não é cobiçada, não existe nela valor monetário… O valor da coroa de Cristo está no valor grandioso que é para o cristão, a salvação, Ele a disponibilizou a todos, derramando seu sangue, também pelos espinhos de sua coroa.
…………Ser Rei, para Cristo, é servir. “Estou entre vós como aquele que serve” (Lc 22,27). O domínio de Cristo sobre o mundo se faz pela sua entrega para que todos tenham vida: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

           Rafael Uliano

Anúncios

Uma resposta to “QUEM É O REI?”

  1. Tarcisio Bitencourt Says:

    Parabéns, Rafael, pelas matérias e pela dedicação à Igreja. Que Deus ilumine a tua caminhada e que possas ser, em breve, mais um ministro do seu povo. Um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo repleto de paz, saúde, amor e realizações,
    Tarcisio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: