VIGIAR OU CONSUMIR?


……….Encerrado o ano litúrgico com a Festa Litúrgica de Cristo Rei do Universo, a Igreja propõe um tempo especial de espera, de preparação para o Natal: o Advento. Esse período, que compreende as quatro semanas que antecedem à festa do nascimento de Jesus, é tido como sendo um tempo de vigilância, pois o Senhor virá: “Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento” (Mc 13, 33). A caminhada humana não é um avançar sem sentido ao encontro do nada, mas uma caminhada feita na alegria ao encontro do Senhor que vem. Não se trata de uma vaga esperança, mas de uma certeza baseada na palavra infalível de Jesus. O tempo de Advento recorda a realidade de um Senhor que vem ao encontro das pessoas e que, ao findar da caminhada humana por esta terra, oferecerá a vida definitiva, eterna, a felicidade sem fim.
……….Nas igrejas, escolas e casas confecciona-se a coroa do advento, uma tradição não muito antiga, porém bastante significativa, nessa pedagogia da espera da vinda do Salvador. Estar “vigilante”, esperando, significa não viver de braços cruzados, fechando-se num mundo de alienação e de egoísmo, deixando que sejam os outros a tomar as decisões e a escolher os valores que devem governar a humanidade; significa não se demitir das responsabilidades e da missão que Deus confia às pessoas. Estar “vigilante” é ser uma voz ativa e questionante no meio da humanidade; é lutar de forma decidida e corajosa contra a mentira, o egoísmo, a injustiça, tudo aquilo que rouba a vida e a felicidade a qualquer pessoa.
……….Hoje, porém, o consumir tem sido o objetivo maior. A figura do Papai Noel, que nada mais é que uma figura comercial, tem tomado conta das vitrines, das casas, das decorações em geral… E onde ficou o presépio? Quais famílias, lojas, supermercados, estabelecimentos que conservam o rico costume de expor o presépio – mostrando que é a partir da simplicidade que se pode deixar abraçar por Deus?
……….A você e sua família, nosso desejo de uma ideal preparação para o Natal do Senhor.

Rafael Uliano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: