UM “PULMÃO” ESPIRITUAL NA PRINCESINHA DO RAMOS

……….Barreirinha é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Parintins, localiza-se a leste de Manaus, capital do Estado, distando desta cerca de 331 quilômetros. Esta terra viu nascer o renomado poeta Amadeu Thiago de Mello, que nasceu em 1926 e depois de girar pelo mundo, vive novamente na cidade.
……….A população, contada pelo IBGE em 2010, era de 27.361 habitantes, sendo assim o vigésimo segundo município mais populoso do estado do Amazonas e o terceiro de sua Microrregião.
……….Paraná do Ramos é o braço mais comprido do Rio Amazonas, no meio do pedaço mais verde do planeta: a Amazônia. E Barreirinha está ali: é banhada por ele e pelo Rio Andirá.
……….Desde 15 de dezembro, juntamente com outro colega, fazemos uma experiência e, ao mesmo tempo, estágio neste local. Está sendo um tirocínio belíssimo de contato com esse povo que vive em casas simples, veste-se de maneira simples, fala de modo simples e é muito feliz. Aqui se pode “tocar a fé do povo com as mãos”, como disse um professor dias antes de nossa vinda.
……….Na cidade, as pessoas utilizam-se muito de motos e triciclos (motorizados ou não). Para as comunidades do interior o barco, voadeira (lancha rápida) ou rabeta (canoa com motor). A fauna e a flora são generosíssimas. Tivemos a oportunidade de comer frutas, beber sucos fresquinhos, alimentarmo-nos de vários peixes… Não se avistam cobras e jacarés como se pode pensar. Existem, mas eles não costumam compartilhar o mesmo espaço com os humanos. Os jacarés são vistos mais nas beiras dos rios, quando sobem para “pegar sol”, ou à noite, quando os holofotes das embarcações iluminam seus olhos sobre as águas.
……….Acerca dos animais, ditos perigosos, cabe uma reflexão feita pelo bispo local Dom Giuliano: “Eles invadem o território humano ou os humanos invadiram o território que era deles? Quem chegou ao local primeiro?”.
……….Existem também, em torno de Barreirinha, cerca de 30 comunidades indígenas que são atendidas por dois padres. Nos próximos dias conheceremos também alguns destes locais, juntamente com o bispo, que lá ministrará a Crisma.
……….Enfim, estar em Barreirinha é respirar ar puro, do coração da Amazônia, no pulmão do mundo, no Estado do Amazonas. Barreirinha é conhecida como a Princesinha do Ramos (o braço do Rio Amazonas)… Realmente é portadora de beleza e simplicidade. Afinal, foi também na pequenez, na simplicidade e na beleza humilde que o Filho de Deus nos foi dado. Feliz Natal!

Rafael Uliano

Anúncios

Uma resposta to “UM “PULMÃO” ESPIRITUAL NA PRINCESINHA DO RAMOS”

  1. Rosa Junkes Della Giustina Says:

    Beleza Rafael! Espero que vocês possam aprender bastante com esta experiência aí no Amazonas. Etive aí em 2009. Fiquei assutada com a quantidade de água. Não tivemos cotato com o
    “povo” pois como era excursão, só se tem contato com os profissionais e empregados do turismo. Rezo todos os dias pelo bom êxito da “Missão de vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: