O PROBLEMA NÃO É A FALTA DE DEUS, MAS UM EXCESSO DE DEUS.

Arturo Martini - A Espera

Arturo Martini – A Espera


…..
O sofrimento faz parte da vida cotidiana de qualquer pessoa. Na vida terrena não é possível erradicar o sofrimento. Os momentos de grande felicidade e paz são raros e breves. Além disso, não há ninguém que possa levar uma vida idílica de serenidade ininterrupta. Paradoxalmente, felicidade requer adversidade, tribulação e sofrimento, para que possa permanecer viçosa e crescer em profundidade. Procurando conhecer as causas do sofrimento, a reflexão dos antigos concluiu que eles tinham sua origem na influência de espíritos malignos, ou de outras forças. Entretanto, não basta conhecer as causas dos sofrimentos para saber como defender-se, como ficar imune, como deixar de sofrer. É necessário saber como reagir diante do sofrimento, como diminuir as causas que o agravam e de como sair dessa situação de maneira positiva.
…..Triste, porém, compreensível, é deparar-se com pessoas em horas de dor, e que se perguntam sobre a existência e o local onde está Deus ou esteve na hora trágica. Pois bem, é de se interrogar, quantas vezes, nos momentos de maior alegria, essas e outras pessoas também, lembram-se de Deus e o invocam como forma de agradecimento por aquilo que estão vivendo. Na maioria das vezes, é quase que instintivo, no ser humano, lembrar-se de Deus às portas do pronto-socorro, ou na hora de um desastre que repercute até internacionalmente.

…..Pelo desespero quase sempre presente, percebe-se que o problema parece não ser a ausência de Deus na vida das pessoas, mas sim um excesso de deus nos momentos de alegria e satisfação: o deus dinheiro, o deus prazer, o deus farra, o deus bebedeira, o deus boate, o deus carro, o deus internet, o deus celular… E quando o deus-supérfluo invade o coração das pessoas, o verdadeiro e supremo Deus, autor vida e da história, fica como que dissolvido, presente pela força de sua onipresença, mas realidade inativa pelo fechamento do coração humano.
…..Qual a receita então para não sofrer tanto na hora da dor? Ela não existe! Entretanto, permitindo e buscando a presença Deus também nos momentos de alegria, e valorizando a presença e a força d`Ele, pode-se aos poucos construir um edifício espiritual, que servirá de apoio e fator constante na diminuição das causas do sofrer humano.
…..Quando se está preparado, o susto é menor ou inexistente! E como preparar-se para as horas de dor que a vida apresenta? Receita pronta também não existe, mas, o exercício através da oração, da caridade, da aproximação com Deus, pode ajudar em muito a preparar-se bem, a firmar-se com segurança pelas estradas da vida. Quanto mais o ser humano se aproxima de Deus, melhor percebe seu tamanho e as Graças que d`Ele provêm. Palavras humanas não confortam suficientemente a dor gerada pela perda de tantas pessoas, de modo especial jovens, como no incêndio na boate Kiss de Santa Maria,RS – como relataram várias pessoas na mídia. Agora, portanto “é hora de silêncio interior, de deixar Cristo falar sua mensagem de amor.”

Rafael Uliano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: