REDES SOCIAIS: PORTAIS DE VERDADE E DE FÉ NOVOS ESPAÇOS DE EVANGELIZAÇÃO

Dia das Comunicações Sociais
…..
O papa Bento XVI, antes de sua renúncia, dirigiu ao mundo uma mensagem para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontece em 12 de maio de 2013. Apresentamos uma pequena síntese da mensagem.

…..O desenvolvimento das redes sociais digitais está contribuindo para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública aberta onde as pessoas partilham idéias, informações, opiniões e, ainda podem ganhar vida, novas relações e formas de comunidade.
…..Esses espaços, diz o papa, quando equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizados com respeito e cuidado, reforçam os laços de unidade entre as pessoas e promovem eficazmente a harmonia da família humana. Os contatos podem amadurecer em amizade e as conexões, facilitar a comunhão. Nesses espaços não se partilham apenas idéias e informações, mas a pessoa comunica-se a si mesma.
…..As redes sociais tornam-se cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade, enquanto unem as pessoas. Contudo, colocam também sérios desafios àqueles que querem falar de verdades e valores. Às vezes, a voz discreta da razão pode ser abafada pelo rumor de excessivas informações, e não consegue atrair a atenção que é dada a quantos se expressam de forma mais persuasiva.
…..O desafio que as redes sociais têm de enfrentar é o de serem verdadeiramente abrangentes; então, se beneficiarão da plena participação dos fieis que desejam partilhar a mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana pregados por ele. O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens. As redes sociais são o fruto da interação humana, mas dão formas novas às dinâmicas da comunicação que cria relações.
…..A capacidade de utilizar as novas linguagens requer, para permitir que a riqueza infinita do Evangelho encontre formas de expressão, que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos. No ambiente digital, a palavra escrita aparece muitas vezes acompanhada por imagens e sons. Uma comunicação eficaz, como as parábolas de Jesus, necessita do envolvimento da imaginação e da sensibilidade afetiva; aliás, a tradição cristã sempre foi rica de sinais e símbolos.
…..A aparição nas redes sociais do diálogo acerca da fé e do acreditar confirma a importância e relevância da religião no debate público e social. Diz o papa, também, que as redes sociais podem ser um fator de desenvolvimento humano em alguns contextos geográficos e culturais onde os cristãos se sentem isolados. E ainda, muitas pessoas estão descobrindo, graças a um contato inicial feito on-line, a importância do encontro direto, de experiências de comunidade ou mesmo peregrinações.
…..Tornar o Evangelho presente no ambiente digital é convidar as pessoas a não se isolarem neles, mas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas.

Rafael Uliano

2 Respostas to “REDES SOCIAIS: PORTAIS DE VERDADE E DE FÉ NOVOS ESPAÇOS DE EVANGELIZAÇÃO”

  1. Ednilson Perdoná Says:

    muito obrigado e vou aproveitar para ler a mensagem ainda nesta edição do revista da 106 FM

  2. Pedro Antônio Corrêa Says:

    Prezado amigo, Diácono Rafael. Gostei deste seu texto, o que, aliás, não deveria ser novidade para mim, depois do estudo do Documento de Aparecida. De fato, as redes sociais podem tornar-se meios eficazes de semear a Palavra de Deus. Mas podem, também, semear o joio no meio do trigo! Daí a necessidade de instrução aos usuários desta ferramenta, para que saibam separá-los sem danos à boa semente. Abraço do Pedro A. Corrêa.

Deixe um comentário